Apresentação

Apresentação

O Programa de Pós Graduação em Design da Universidade de Brasília - PPG Design UnB - faz parte do Instituto de Artes e do Departamento de Design da UnB. O curso de mestrado acadêmico em Design teve início das suas atividades acadêmicas no segundo semestre de 2013.

 

Objetivos do PPG Design

• Possibilitar a formação de docentes na área de design com vistas à ampliação e melhor qualificação dos docentes na região Centro-Oeste e Norte do país.

• Desenvolver pesquisadores em design, possibilitando o desenvolvimento tecnológico, cultural e econômico do país.

• Aproximar o design da sociedade por meio de pesquisas relacionadas aos processos de produção e inovação com base tecnológica.

Perfil do Egresso

              Espera-se que a partir das disciplinas e ações propostas na concepção do PPG Design o egresso consiga dialogar com as pesquisas, teorias e sistemas do design, tanto no campo do design da informação quanto nos aspectos e demandas das relações entre design, cultura e sociedade. Pretende-se formar mestres em design que deverão tornar-se pesquisadores, professores e/ou contribuir junto a empresas públicas e privadas nas soluções de design. Atualmente encontra-se em curso a primeira turma com qualificações já em andamento e conclusão prevista para junho de 2015. Nesse período pudemos compreender e acolher os anseios de pesquisa sobre design de informação, interfaces digitais e gráficas, crítica e de ontologia da produção de design nos campos da moda, cidade, educação e saúde.

Estrutura Curricular

              O aluno do curso de mestrado do PPG Design deverá cursar duas disciplinas obrigatórias: Metodologia de Pesquisa (4 créditos), e Seminário de Pesquisa (4 créditos). Além destas disciplinas obrigatórias existem as obrigatórias por linha de pesquisa sendo: Fundamentos em Design de Informação e Interação para a linha de pesquisa Design de Informação e Interação (4 créditos) e Fundamentos em Design, Cultura e Sociedade para a linha de pesquisa Design, Cultura e Sociedade (4 créditos). Os 8 créditos restantes podem ser cursados em disciplinas de sua linha de pesquisa, outra linha do programa ou ainda poderá optar, com a autorização do professor orientador, por disciplinas de áreas correlatas, a depender do seu projeto de pesquisa. Ao final serão cursados 20 créditos em disciplinas. Os alunos deverão qualificar a sua pesquisa até o primeiro semestre do segundo ano letivo, e apresentar a defesa de sua dissertação até o final do segundo ano letivo. Caso o aluno tenha bolsa de estudos concedida por órgãos de fomento, deverá obrigatoriamente se matricular na disciplina Prática docente em Design (2 créditos). Além dos créditos fornecidos por disciplinas cursadas os alunos deverão completar os créditos (+2) por meio de atividades formativas: participação e organização de seminários, congressos e eventos de pesquisa, publicação em periódicos, participação em organização de livros e outras atividades de divulgação e produção científicas a serem avaliadas pelo orientador. Ao final deverá ser contabilizado os 26 créditos e 24 meses de curso.

Experiências inovadoras de formação

              O PPG Design foi em parte nucleado pelo PPG Arte, linha de Arte e Tecnologia da UnB. Durante o primeiro ano de implantação do PPG foram realizadas disciplinas em conjunto com o objetivo de realizar leituras e análises transdisciplinares. Especificamente abordando as questões de Estética, Interface, Criação, Crítica Social e Artística e processos educacionais que envolvam Arte e Design. O PPG realiza anualmente um seminário convidando pesquisadores para falar especificamente sobre método, design, pesquisa e questões da atualidade. Tal iniciativa permite que o aluno extrapole as discussões em sala de aula e perceba a relação das pesquisas que realiza com discussões no campo do design.

Indicadores de integração com a graduação

              A integração com a graduação tem se dado por meio de ações como: relação entre alunos pertencentes ao Programa de Iniciação Científica Voluntário e Programa de Iniciação Científica Bolsista com as pesquisas realizada pelos professores e alunos da Pós Graduação;; Durante a disciplina de Prática Docente, obrigatória apenas para bolsistas, mas realizada por vários alunos da primeira turma do PPG Design, durante a disciplina os mestrandos podem acompanhar as aulas de seus orientadores, expor suas pesquisas em seminários, colaborar nas avaliações e devolutivas das aulas de projetos, interagir com os alunos de graduação tirando duvidas e dando sugestões de trabalho;; As atividades de extensão realizadas pelo PPG Design são disponibilizadas também aos estudantes de graduação. Assim Seminários, Palestras, Exames de Qualificação são abertos a todos os estudantes do curso. Os alunos da graduação podem cursar as disciplinas da PPG Design como alunos especiais. Vários professores do PPG Design UnB tem alunos de iniciação científica que participam e colaboram nos projetos de pesquisa do programa. Também os alunos de graduação participam dos eventos promovidos pelo PPG Design. Além disso, muitos estudantes do PPG Design tem participado das disciplinas de graduação como tutores e/ou fazendo a disciplina prática docente.

Internacionalização

              O PPG Design UnB participa de um acordo de cooperação com a Parsons The New School for Design, Nova York. Planeja-se também acordos de cooperação com outras universidades internacionais. Em 2014 o professor Luiz Fernando Las-Casas fez pós-dourado na Central Saint Martins of Arts and Design em Londres e a professora desta universidade esteve na UnB onde foram discutidas as propostas de programas de pós-graduação no Brasil e na Inglaterra. Pretende-se firmar um acordo de cooperação com esta universidade.

Inserção Social

              O PPG Design UnB possui projetos de pesquisa com foco na inserção social, como por exemplo a participação de docentes e discentes no projeto  ́Observatório Estadual de Economia Criativa - OBEC – DF ́, e no projeto pesquisa e aplicações de novas metodologias educacionais colaborativas com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação. Ainda desenvolve pesquisas com o enfoque em sustentabilidade, em educação e cultura, promovendo participação da comunidade em seus projetos.

Atividades Complementares

              Conforme demonstrado no tópico visibilidade, o PPG Design UnB organizou e/ou participou de diversos eventos. Além disto o PPG Design UnB incentiva os alunos a participarem de eventos externos ao PPG Design relacionados a sua área de pesquisa. São também recomendados aos alunos que eles façam cursos também em outras áreas que venham a contribuir com o projeto de pesquisa em andamento. Em 2015, o PPG Design UnB sediará o VII Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI. Este é um evento muito relevante tanto para a área de Design da Informação quanto para o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília. Isto porque o evento é um fórum internacional de discussão e troca de informações sobre pesquisa, desenvolvimento e aplicações em Design da Informação, onde importantes pesquisadores em Design da Informação e áreas afins se encontram. Além disso, é uma oportunidade de divulgação e possibilidade de contatos para desenvolver cooperações acadêmicas nacionais e internacionais.

Pontos fortes do programa

              O grupo do PPG Design UnB busca construir um programa de qualidade, integrado com as necessidades da pesquisa em design, ao mesmo tempo, ativo na produção do conhecimento e na busca por projetos cooperativos. Isto pode ser demonstrado pela atuação em conselhos consultivos de periódicos (e.g. Estudos em Design, Tríades e InfoDesign), como pareceristas e/ou coordenadores científicos de congressos na área de design e áreas correlatas (e.g. Congresso Internacional de Design da Informação - CIDI, Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design, Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, Simpósio de Pesquisa e Extensão em Design, Simpósio de Aprendizagem em Ambientes Virtuais e Congresso Internacional de Pesquisa em Design), em comissões (e.g. ENADE), palestrantes em vários eventos (e.g. HCI Internacional, 4nd Latim America ICA Conference, Fourth International Forum of Design as a Process) e publicando em diferentes periódicos (e.g. Revista Design & Tecnologia, Redes.com, Diálogos de la Comunicación), capítulos de livros (e.g. Emerging Research and Trends in Interactivity and the Human-Computer Interface), e o livro que está em finalização: Design, Tecnologia e Sociedade. Desta forma, o PPG Design UnB, através de suas ações, contribui para ampliar as pesquisas em Design desenvolvidas na região, aumentando a produção bibliográfica e a geração de conhecimento e inovação. A diversidade da temática das pesquisas pode ser observada também no projetos de pesquisas dos discentes, sendo que muitos são oriundos de outros estados. Isto demonstra a vocação do PPG Design UnB em agregar pluralidade cultural e interdisciplinar que pode ser vista nos projetos de pesquisas desenvolvidos no programa.