Histórico

Histórico

Histórico e contextualização do programa

              A Universidade de Brasília foi criada a partir dos ideais do Professor Darcy Ribeiro tendo como cerne da sua constituição a missão de ser a Universidade das Universidades, produzindo e gerenciando conhecimentos para outras instituições de ensino e para o país. Ela foi idealizada junto com a cidade de Brasília e inaugurada em 21 de abril de 1962 com a proposição de combinar o rigor das ciências com a ousadia das artes. Hoje a Universidade ocupa lugar de destaque dentre as instituições de ensino no Brasil e possui inúmeros convênios de colaboração com universidades do mundo inteiro.

              Apesar de estar no plano original da Universidade de Brasília, o curso de graduação em Desenho Industrial foi criado em 1988 com habilitação em Programação Visual e em 1990 foi criada a habilitação em Projeto de Produto. Em sua origem, o curso apresentou-se como continuidade das investigações em artes e em seu corpo docente havia professores como: Athos Bulcão, importante artista plástico;; Orlando Luiz de Souza Fragoso Costa, um dos pioneiros do ensino de Design no Brasil e a então, recém doutora professora Suzete Venturelli, precursora na pesquisa em Arte e Tecnologia no Brasil. Faz parte ainda da história do curso de Desenho Industrial da UnB os professores Dr. Luís Cláudio Portugal do Nascimento, atualmente professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo;; Dr. Rogério Duarte, atualmente professor da UFBA;; e o Dr. Itiro Iida, professor colaborador no mestrado proposto, importante incentivador e conselheiro dos professores de Desenho Industrial da UnB, doutor em engenharia pela USP, importante pesquisador na área de Ergonomia, ingressou no curso de Desenho Industrial da UnB em 1996 na habilitação de Projeto de Produto e desde então contribui com a melhoria dos processos e metodologias de pesquisa e Design.

              Atualmente o Departamento de Desenho Industrial da UnB conta com professores doutores egressos das principais escolas de comunicação no Brasil, como ECO-UFRJ, FAC-UnB, COS-PUCSP;; doutores das principais escolas de Engenharia como UFSC e USP. Doutores em Arquitetura e Artes-UnB, Pratt Institute da New York University, University of Reading - Inglaterra, Université Paris 1 - Sorbonne - Laboratoire de Esthétique Théorique et Appliqée - LETA - Paris. O Desenho Industrial da Universidade de Brasília investiga, por meio de seus laboratórios, questões relacionadas à interface, à compreensão do design como representação subjetiva e cultural, às diversidades tecnológicas e culturais bem como a documentação histórica de processos de design e a inscrição de metodologias para o desenvolvimento da área. Há o estímulo para que estudantes do curso de graduação participem dos projetos desenvolvidos na área de extensão e nas pesquisas. O currículo do curso de Desenho Industrial da Universidade de Brasília oferece disciplinas de iniciação científica, denominadas Estudos Dirigidos em Design, onde os estudantes participam das pesquisas dos professores do curso. Os docentes e discentes têm apresentado suas pesquisas e comunicações em diversos periódicos e congressos na área do Design, tais como, Pesquisa & Desenvolvimento em Design (P&D), Congresso Internacional de Pesquisa em Design (CIPED), Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI), Revista Brasileira de Design da Informação, Information Design Journal. Pelo caráter multidisciplinar da área e pela formação dos docentes, há uma participação em eventos de áreas correlatas, como o Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, # art – Encontro Internacional em Arte e Tecnologia, Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), Congresso da Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação (LUSOCOM), Congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), Congresso Brasileiro em Ensino e Engenharia (COBENGE), EdMedia World Conference on Educational Media and Technology, IADIS International Conference on WWW/Internet, DD4D – Data Designed for Decisions, entre outros.

              Observa-se que a característica heterogênea, consequência dos diversos programas de doutorado, dos quais se origina o corpo docente, permite manter diálogo com áreas relacionadas ao design, produzindo conhecimento que reflete a multidisciplinaridade pertinente à área. Nos projetos de pesquisa desenvolvidos, relacionados nos currículos disponíveis na plataforma Lattes bem como no corpo desta proposta, observa-se a importância das pesquisas em design de interface, informação, educação, tecnologia, história do design, tipografia, sustentabilidade. Nas pesquisas desenvolvidas nos últimos anos e em 2012 pode-se citar: Governo eletrônico;; Design de livros digitais interativos para crianças: novas possibilidades e desafios;; DREAM: IN BRASIL UnB: O caso Brasília - Identificação de oportunidades e geração de ideias inovadoras de negócios e de políticas públicas no Distrito Federal;; Acervo de materiais para pesquisa em sustentabilidade do LADES (Laboratório de Design Socioambiental);; e a Pesquisa sobre a comunicação visual do comércio popular da cidade de Brasília. Ainda como resultado das ações desenvolvidas no curso, nos últimos anos verificou-se a realização de projetos junto à comunidade, tais como, a Capacitação para os Arranjos Produtivos Locais (APL) de Gemas e Jóias - CNPq. Capacitação para o APL Moveleiro do DF - CNPq. Capacitação para a Cooperativa Coopomoval - Valparaíso de Goiás, GO. Workshop de Tipografia com Catherine Dixon (Inglaterra) 2011;; Oficina de tipografia com professor Luiz Fernando Luzzi Las-Casas;; Projeto Idas e Vindas – Design: palestras sobre a profissão de Design para estudantes secundaristas do Distrito Federal;; Capacitação especializada em tecnologias da informação para o governo. Desde da sua criação, o Departamento de Desenho Industrial da UnB formou cerca de 550 alunos. Seu corpo docente conta atualmente com 9 doutores e 6 doutorandos.

              A vocação para pesquisa pode ser observada no curso de Desenho Industrial, pois aproximadamente 25% dos egressos foram selecionados para programas de pós-graduação na própria universidade, no Brasil e no Exterior. Por ausência de um mestrado na área de Design, verifica-se na UnB a procura pelos programas de pós- graduação em Artes Visuais, Comunicação, Arquitetura, Educação, Psicologia e Engenharias. Observa-se a busca pela contínua formação em design também em outras escolas do Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Finlândia, Itália, Alemanha, Canadá, EUA, Inglaterra e Japão.

Destaca-se ainda, que cinco docentes do corpo permanente do PPG Design, DR. Christus Nóbrega, Dra. Danilela Garrossini, Dra. Fátima Aparecida dos Santos, Dr. Rogério José Camara, Dra. Virgínia Tiradentes Souto, são docentes credenciados no PPG Arte da Universidade de Brasília, onde cada um orienta projetos de mestrado e doutorado. Os docentes do PPG Design trabalham em colaboração com diversas faculdades e departamentos da UnB, em especial a Faculdade de Comunicação, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Ciência da Computação, e Faculdade de Ciência da Informação. Os docentes do PPG Design atuam em conselhos consultivos de revista tais como Estudos em Design, Tríades e InfoDesign.

              Atuam como pareceristas de congressos na área de design e áreas correlatas como Congresso Internacional de Design de Informação, Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, Simpósio de Pesquisa e Extensão em Design, Simpósio de Aprendizagem em Ambientes Virtuais e Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Participam como membro de comissões como a ENADE 2012 e atuam como perito junto a Justiça Federal para assuntos na área de Design e Semiótica. Os docentes do PPG Design fazem parte de projetos colaborativos nacionais e internacionais, entre eles: LUCID Learning, (Understanding and Communicating about Information Design), DREAM: IN. Estas cooperações podem ser ilustradas com a visita, em 2001, da professora Catherine Dixon da Central Saint Martins of Arts and Design, Londres, na ocasião ela ministrou um workshop e uma palestra para os estudantes e docentes do Departamento de Desenho Industrial da Universidade de Brasília, e com a recente visita dos professores da Parsons The New School for Design, de Nova York: Dr. Tim Marshall, Dr. Miodrag Mitrasinovic, Dr. Nidhi Srinivas, e o Dr. Carlos Teixeira, com o objetivo de criar um projeto de intercâmbio e cooperação entre o Departamento de Desenho Industrial e a Parsons School.