Apresentação

Em 1988, quando foi criado, o curso de Desenho Industrial da UnB esteve subordinado ao Departamento de Artes Visuais (VIS), no Instituto de Artes. O curso de Bacharelado em Desenho Industrial da Universidade de Brasília começou a funcionar no primeiro semestre letivo de 1989 e só oferecia uma habilitação: Programação Visual. Mais tarde, em 1991, surge também a habilitação em Projeto de Produto. Uma maior procura pelo curso e o aumento do quadro de professores trouxeram uma percepção de que o curso crescia e afirmava-se como uma área específica. Então, em março de 2004, foi criado o Departamento de Desenho Industrial, desvinculado do Departamento de Artes Visuais (VIS). O curso de Bacharelado em Design da UnB foi o primeiro instituído na região Centro-Oeste e desde sua criação já formou mais de 1000 designers.
 
Há dois caminhos básicos para o estudante de Graduação em Design na UnB. O mais antigo e historicamente mais popular é o da Programação Visual. Nela, o designer trabalha a imagem impressa por meio de elaboração de logotipos e projetos gráficos para publicações até o desenho de fontes a serem utilizadas em computadores. Outra área compreendida pelo curso é o Projeto de Produto. Com essa formação, o estudante se habilita a projetar móveis, joias, roupas e todo o tipo de objetos utilizados no cotidiano, como computadores, luminárias e até instrumentos musicais. Há também a possibilidade de cursar as duas habilitações oferecidas.
 
Em 2013 foi criado o Programa de Pós-Graduação em Design, consolidando a vocação para a pesquisa dos professores do departamento.
Saiba mais sobre a história e os trabalhos do curso de Design da UnB no livro ‘Design UnB 30 anos‘:
 

Design UnB 30 anos

Virginia Tiradentes, Ana Mansur e Nayara Moreno (orgs.) ISBN 978-85-5325-084-7

Pular para o conteúdo